ORIGEM: A TOPONÍMIA E O ORAGO

Ao longo dos anos, a designação da freguesia foi sofrendo alterações, até chegar à atual designação.

No século XI, o orago da freguesia tinha o nome De Sancto Bartholomeo. Mais tarde, ficou conhecido como De Sancto Bartholomeu de Villa d’Atam, originando várias alterações à denominação da freguesia: Parrochia Sancti Bartholomei de Vila Aton, Freguesia de San Bartholameu de Vila Atam, Sam Bertolameu de Vill’Atam e S. Bartolomeu das Marinhas.

Em 1549, a freguesia surge com a designação atual de S. BARTOLOMEU DO MAR e, em 1757, nas  "Memórias Paroquiais", a freguesia surge com a simples designação de MAR.

Consta, na história de Mar, que a Paróquia era pertença do mosteiro beneditino de Santo André de Palme.

A freguesia de Mar e as freguesias vizinhas estão delimitadas através de marcos - a Pedra Redonda, o Marco da Junqueira de Baixo, o Hipotético Marco na Senra, o Marco de Trigomareu, o Marco da Estrada Nacional, o Marco da Bouça Grande, o Marco da Bouça Redonda, o Marco do Nordeste da Aspara, o Marco da Senhora da Paz, o Marco da Estrada Real às Fontes, o Marco de Agrelo, o Marco entre Pena e Campo Novo, o Marco da Cachadinha e o Marco da Pedra Camareira. No topo do monte, considera existir-se um marco geodésico que divide as freguesias Mar e Belinho, o "Picotinho".

Outro facto interessante na história da freguesia é a existência de vestígios que foram recolhidos no Lugar de Cima e que indicam já lá ter existido uma mamoa.

[AA.VV. (1998) – Esposende, A Terra e o Homem. Anégia Editores.]

[NEIVA SOARES, Franquelim (2001) – Memórias S. Bartolomeu do Mar. Edição do autor.]

Marcos divisórios de Mar

Para além dos oito Marcos que dividem a freguesia de Mar da freguesia de Belinho, há também outros que dividem a freguesia de Mar da freguesia das Marinhas.

9. Marco da Senhora da Paz - Marco divisório entre Mar e Marinhas: numa Bouça por trás da ermida de Nossa Senhora da Paz.

Marco da Senhora da Paz

10. Marco da Estrada Real às Fontes- Marco divisório entre Mar e Marinhas: na Estrada Real (Velha).

Marco da Estrada Real às Fontes

11. Marco de Agrelo- Marco divisório entre Mar e Marinhas: numa bouça no lugar de Agrelo e na Rua dos Poços.

Marco de Agrelo

12. Marco entre Pena e Campo Novo- Marco divisório entre Mar e Marinhas: no lugar do Campo Novo.

Marco entre Pena e Campo Novo

13. Marco da Cachadinha- Marco divisório entre Mar e Marinhas: junto da estrada de A-de-fora para o mar, numa variante para sul.

Marco da Cachadinha

14. Marco da Pedra Camareira- Marco divisório entre Mar e Marinhas: no Oceano Atlântico e que se cobre de água na maré-cheia.

Marco da Pedra Camareira

Autênticação