Património Cultural e Edificado:
- Igreja Velha
- Igreja Paroquial
- Cruzeiro Paroquial
- Estátua Menir
- Fontedas Quatro Bicas ou Fonte de S. Bartolomeu
- Alminhas e Cruzeiros; Calvário e Cruzeiro da Praia
Património Natural:
- Praia
IGREJA VELHA
Esta foi, durante séculos, a igreja matriz e paroquial da freguesia de Mar, dedicada a S. Bartolomeu. Não há memória da sua construção nem da anterior existência de templo(s). Estima-se ter sido uma minúscula igreja construída anteriormente ao século XVI. Após este século, a Igreja Velha de Mar sofreu ampliações. No século XVIII, a ampliação feita permitiu a utilização de materiais do templo anterior, sendo que algumas pedras existentes no interior permitem conhecer esta ampliação, como é o caso de uma pedra escavada em pia, do lado norte, e duas cruzes na parede sul.
É um templo de planta basilical em cruz latina, com capela-mor. Na porta principal, em cima, estão duas impostas corridas, uma a realçar o andar do coro e outra mais acima. Ao centro, entre a porta e a cornija, há uma janela cruciforme, a limitar uma roácea e a iluminar o corpo da igreja. Na parte superior da Igreja há uma sineira de um só sino - em 1895 existiriam dois sinos e as escadas de acesso à torre datariam esse mesmo ano, sendo removidas nas remodelações de 1954.
Em 1950, a igreja encontrava-se em ruínas. Esta degradação começou logo a seguir à construção da Igreja Nova, ficando ao abandono no final da construção da mesma.
Um grupo de conterrâneos, não satisfeitos com o destino da igreja, já em total ruína, decidiu trabalhar na reconstrução da Igreja. Após vários trabalhos e dados estes como concluídos, a Igreja foi reinaugurada e reaberta a 23 de agora de 1954. O Pároco da Freguesia prometeu, então, que a missa do dia 24 de cada mês passaria a ser celebrada na Igreja Antiga. Desde então, a Igreja foi sujeita a trabalhos de conservação.
CEMITÉRIO
Até 1886, os enterramentos eram feitos dentro da Igreja Velha e no adro. No entanto, devido à ordem sanitária, foi necessária a construção de um cemitério.
O cemitério de Mar data de 1886, tendo sido ampliado em 1997. Este foi contruído face à Estrada Nacional, a poucos metros da Igreja Paroquial.
IGREJA PAROQUIAL
Dedicada a S. Bartolomeu, a construção da atual igreja foi iniciada em 1906, colocando-se a primeira pedra no dia 23 de agosto desse mesmo ano. A sua construção ficou concluída no ano de 1912 e inaugurada em maio de 1914.
A Igreja tem sido alvo de melhoramentos desde 1974 até 1999.
Atualmente, a capela-mor da igreja tem um altar-mor com sacrário e duas imagens, uma de S. Bartolomeu e uma de S. Pedro. No corpo da igreja existem quatro altares.
CRUZEIRO PAROQUIAL
O Cruzeiro Paroquial estava localizado próximo do adro da Igreja Velha e da Fonte das Quatro Bicas. No entanto, em 1914, com a construção da Igreja Nova, foi transferido para o local onde se encontra atualmente, na Rua do Cruzeiro, junto à Estrada Nacional. Nele está gravada a data de 1914.
MENIR
O povo da terra chama-o de "Padrão". Mede 2,10m acima do solo e está implantado numa zona que já foi praia, situando-se atrás da Igreja Paroquial.
Data o III/II milénio a.C. e o seu significado emblemático está por esclarecer. Em 1992 foi declarado património protegido pelo IPPAR.
FONTE DAS QUATRO BICAS
Situada próxima da Igreja Velha, a Fonte das Quatro Bicas ou Fonte de S. Bartolomeu era utilizada como lavadouros públicos.
Em 2004 sofreu obras de restauro e, atualmente, esta encontra-se igualmente ao serviço da população.
CALVÁRIO
No calvário existem atualmente três cruzes que não são as primitivas pois, devido à tentativa de ocupação de espaço, as cruzes primitivas foram destruídas em 1950.
CRUZEIRO DA PRAIA
O Cruzeiro da Praia remota a 1987 e está implantado na duna do Rego.
[AA.VV. (2005) – Memórias de São Bartolomeu do Mar – Volume II. Edição do Centro Social da Juventude de Mar]
[NEIVA SOARES, Franquelim (2001) – Memórias S. Bartolomeu do Mar. Edição do autor]